Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5132
Título: Frida Kahlo: Cartografia do obscuro continente feminino
Autor(es): Luna, Ana Paula Porto
Palavras-chave: Psicanálise
Sublimação
Feminino
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: Diante do enigma do feminino e toda a dificuldade em representá-lo por meio de palavras, este trabalho pretende discorrer sobre o feminino a partir da vida, do sofrimento e da obra da pintora mexicana Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón. Escolhemos a arte da artista mexicana por se tratar de uma obra extremamente singular e expressiva, pois em suas telas Frida expressa, seus sentimentos de dor, amor, solidão e desamparo. A pintora passou por muitos momentos difíceis em sua vida; a poliomielite quando criança, o acidente do bonde, aos dezoito anos, que lhe deixou graves sequelas, inclusive os três abortos que sofreu, a dor na impossibilidade de ser mãe e as traições do marido Diego Rivera. Na arte de Frida Kahlo podemos encontrar vários conceitos abordados pela psicanálise, contudo nos debruçaremos pelo conceito da Sublimação, visto que a partir desse conceito é possível observar que a angústia e a dor podem ser fragmentos fortes para a criação artística.
Descrição: LUNA, A. P. P. Frida Kahlo: Cartografia do obscuro continente feminino. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5132
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Porto Luna.pdfAna Paula Porto Luna936.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.