Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5133
Título: A metodologia da problematização como ferramenta na abordagem das temáticas de educação sexual em uma escola pública de ensino médio de Campina Grande-PB
Autor(es): Almeida, Felipe de Lima
Palavras-chave: Metodologia da problematização
Educação sexual
Arco de Maguerez
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: A abordagem das temáticas em Educação Sexual (ES) tem ganhado relevância considerável nas discussões no tocante às estratégias metodológicas adotadas pelo professor. Uma preocupação existente é o fato de os educadores enfocarem as temáticas em ES abordando apenas o aspecto biológico, esquecendo-se de tratar sob o ponto de vista social. A este respeito, a Metodologia da Problematização surge como uma importante ferramenta na condução do auto aprendizado dos estudantes, uma vez que contribui para a construção de um referencial de aprendizagem que lhes permite refletir acerca da importância da ES para a sociedade. Por outro lado, a Metodologia da Problematização também se apresenta como um elemento potencializador da contextualização, contribuindo para a solução de problemas do cotidiano. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a efetividade da Metodologia da Problematização, centrada na abordagem das temáticas de Educação Sexual a partir do Arco de Maguerez, como estratégia de ensino, em turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola de rede pública da cidade de Campina Grande/PB. A análise das contribuições dessa ferramenta didática mostrou que a metodologia da problematização se apresenta como estratégia metodológica apropriada na abordagem do tema, conduzindo as reflexões acerca de sua importância prática na formação inicial de professores. Por outro lado, a metodologia da problematização também contribuiu para a valorização do processo de aprendizagem, promovendo o auto aprendizado do estudante, uma vez que o coloca como protagonista na construção do conhecimento.
Descrição: ALMEIDA, F. de L. A metodologia da problematização como ferramenta na abordagem das temáticas de educação sexual em uma escola pública de ensino médio de Campina Grande-PB. 2013. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5133
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe de Lima Almeida.pdfFelipe de Lima Almeida733.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.