Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Gabriele Queiroz de-
dc.date.accessioned2014-09-23T18:27:43Z-
dc.date.available2014-09-23T18:27:43Z-
dc.date.issued2014-09-23-
dc.identifier.otherCDD 547-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5135-
dc.descriptionSOUSA, G. Q. de. Álcool e adolescência: Estudo aplicado ao ensino de Química. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO consumo de drogas é, sem dúvida, um fenômeno de preocupação sócio-política e de saúde pública que afeta os mais variados sistemas sociais, como a família, as escolas, a polícia e o governo. Nesse cenário, o professor de química pode abordar as drogas lícitas, como por exemplo, o álcool, nos momentos em que o conteúdo de química orgânica for ministrado e trabalhar com os estudantes a problemática do alcoolismo na sociedade, sobretudo, na juventude. O objetivo deste trabalho é abordar o tema alcoolismo numa sala do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Campina Grande, fazendo uma relação entre o conteúdo de química orgânica e as causas desse problema, considerado uma questão de saúde pública. Acredita-se que com a prevenção e o conhecimento pode-se evitar uso indevido das drogas lícitas e o uso generalizado das demais drogas. No contexto escolar, percebe-se que o uso de drogas lícitas e ilícitas encontra-se cada vez mais próximo da juventude brasileira, muitas vezes atingindo-os na mais tenra idade precoce. A partir dessa constatação, derivou-se a necessidade de desenvolver o presente trabalho, que se constitui em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e quantitativa. Há muito tempo se pensa numa maneira de ensinar química e que não privilegie tanto a memorização dos conteúdos, tornando esta disciplina mais próxima da vivência diária dos alunos. Nesta direção, este trabalho visou contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem de Química numa turma de 3º ano do ensino médio, através da contextualização de conteúdos químicos a partir do tema relacionado ao álcool.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juracy Regis de Lucenapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlcoolismopt_BR
dc.subjectConsumo de drogaspt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleÁlcool e adolescência: Estudo aplicado ao ensino de Químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriele Queiroz de Sousa.pdfGabriele Queiroz de Sousa753.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.