Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5135
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Gabriele Queiroz de | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-23T18:27:43Z | - |
dc.date.available | 2014-09-23T18:27:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 547 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5135 | - |
dc.description | SOUSA, G. Q. de. Álcool e adolescência: Estudo aplicado ao ensino de Química. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O consumo de drogas é, sem dúvida, um fenômeno de preocupação sócio-política e de saúde pública que afeta os mais variados sistemas sociais, como a família, as escolas, a polícia e o governo. Nesse cenário, o professor de química pode abordar as drogas lícitas, como por exemplo, o álcool, nos momentos em que o conteúdo de química orgânica for ministrado e trabalhar com os estudantes a problemática do alcoolismo na sociedade, sobretudo, na juventude. O objetivo deste trabalho é abordar o tema alcoolismo numa sala do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do município de Campina Grande, fazendo uma relação entre o conteúdo de química orgânica e as causas desse problema, considerado uma questão de saúde pública. Acredita-se que com a prevenção e o conhecimento pode-se evitar uso indevido das drogas lícitas e o uso generalizado das demais drogas. No contexto escolar, percebe-se que o uso de drogas lícitas e ilícitas encontra-se cada vez mais próximo da juventude brasileira, muitas vezes atingindo-os na mais tenra idade precoce. A partir dessa constatação, derivou-se a necessidade de desenvolver o presente trabalho, que se constitui em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e quantitativa. Há muito tempo se pensa numa maneira de ensinar química e que não privilegie tanto a memorização dos conteúdos, tornando esta disciplina mais próxima da vivência diária dos alunos. Nesta direção, este trabalho visou contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem de Química numa turma de 3º ano do ensino médio, através da contextualização de conteúdos químicos a partir do tema relacionado ao álcool. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juracy Regis de Lucena | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alcoolismo | pt_BR |
dc.subject | Consumo de drogas | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.title | Álcool e adolescência: Estudo aplicado ao ensino de Química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gabriele Queiroz de Sousa.pdf | Gabriele Queiroz de Sousa | 753.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.