Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5136
Título: Estratégia lúdica na prevenção das parasitoses intestinais entre escolares do município de Campina Grande-PB
Autor(es): Alves, Raissa Mirella Meneses
Palavras-chave: Parasitologia
Doenças parasitárias
Educação em saúde
Atividade lúdica
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: As parasitoses intestinais constituem um grave problema de saúde pública, principalmente, por estarem relacionadas às condições precárias de saneamento básico e higiene pessoal da população. Destaque-se que as crianças inseridas em populações carentes são as mais acometidas pelas doenças parasitárias, tanto por apresentarem uma maior exposição quanto pela dificuldade de acesso à informação sobre o assunto. Diante do exposto, enfatizamos a importância da implementação das estratégias de Educação para a Saúde junto a essa camada da população, como uma forma de favorecer a prevenção, as quais deverão ser instituídas desde as séries iniciais da educação básica. Com esta finalidade, as estratégias didáticas lúdicas podem ser utilizadas como ferramenta, possibilitando a abordagem do conteúdo de forma mais atrativa para essa faixa etária dos estudantes. Nesta pesquisa objetivamos identificar os conhecimentos prévios de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental I acerca das parasitoses intestinais, bem como a eficiência da utilização de estratégias didáticas por meio do lúdico na sistematização do conhecimento. Para tanto, foram realizadas atividades de intervenção educativa em duas turmas do 5° ano do Ensino Fundamental I, no Centro de Estudo e Aprendizagem Integral (CEAI) - Dr. João Pereira de Assis, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação às parasitoses intestinais, foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas em uma etapa de pré-intervenção. Após a análise das respostas, houve uma etapa de planejamento e realização da ação interventiva. A efetividade da estratégia didática na construção do conhecimento foi avaliada por meio da aplicação do mesmo questionário utilizado na etapa de pré-intervenção. Com esse intuito, os dados foram categorizados por análise temática, com a utilização do software de análise qualitativa MODALISA 4.5. A partir da análise dos questionários préintervenção notou-se a prevalência de conhecimentos prévios que se distanciam de uma noção correta acerca do tema em questão, na maioria das vezes, provenientes do senso comum. Os dados referentes aos questionários pós-intervenção demonstraram mudanças no conhecimento, provenientes da realização das atividades educativas, porém observou-se a persistência de algumas respostas errôneas. Com base nos resultados conclui-se que é indispensável à prática de atividades educativas referentes à saúde, visto que o conhecimento dos estudantes restringiu-se a conhecimentos de senso comum, na maioria das vezes, incorretos, além disso, a realização de atividades educativas lúdicas contribui significativamente na construção do conhecimento, o que foi constatado a partir dos dados obtidos após a intervenção.
Descrição: ALVES, R. M. M. Estratégia lúdica na prevenção das parasitoses intestinais entre escolares do município de Campina Grande-PB. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5136
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Mirella Meneses Alves.pdfRaissa Mirella Meneses Alves1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.