Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5138
Título: O uso da salvia officinalis como tratamento adjuvante na Diabetes Mellitus e na doença periodontal
Autor(es): Farias, Bruna Sales Urtiga de
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Fitoterapia
Doença periodontal
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: A diabetes mellitus, com sua crescente incidência, é uma doença crônica caracterizada pela hiperglicemia dos seus portadores. Pela ordem de complicações a doença periodontal aparece como a sexta complicação clássica do diabetes mellitus. A chamada relação bidirecional em que a diabetes mellitus favorece o desenvolvimento da doença periodontal,quando não tratada, dificulta o controle metabólico dos indivíduos diabéticos, representando assim um exemplo de como uma doença sistêmica pode predispor uma infecção bucal e de como uma infecção bucal pode exacerbar uma condição. O emprego da fitoterapia, como mecanismo auxiliar para tratamento de patologias distintas, aumentou nos últimos anos e, consequentemente, o número de pesquisas relacionadas também. Na odontologia, a maior número de pesquisas são direcionadas em plantas medicinais capazes de atuar na microbiota causadora da cárie e doença periodontal, considerando essas as principais doenças bucais. Em busca de novas modalidades terapêuticas com baixo custo, fácil acesso, aceitação popular e baixa toxicidade, este trabalho objetivou pesquisar na literatura, estudos com o uso da Salvia Officinalis como tratamento adjuvante na diabetes mellitus e na doença periodontal observando a efetividade dessa planta medicinal na redução da glicemia e propriedades antimicrobianas em bactérias orais.
Descrição: FARIAS, B. S. U. de. O uso da salvia officinalis como tratamento adjuvante na Diabetes Mellitus e na doença periodontal. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5138
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Sales Urtiga de Farias.pdfBruna Sales Urtiga de Farias1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.