Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5139
Título: Conhecimentos e práticas em saúde bucal adotadas por familiares e cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência
Autor(es): Lucas, Renally Cristine Cardoso
Palavras-chave: Saúde bucal
Pessoas com necessidades especiais
Cuidadores
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: Estudo transversal, quantitativo, que avaliou os conhecimentos e práticas em saúde bucal adotadas por familiares e cuidadores de crianças e adolescentes portadores de algum tipo de deficiência. Foram entrevistados 47 desses responsáveis utilizando-se um questionário adaptado do estudo de Urrutia, Santander e Ormazábal(2010). De acordo com os dados obtidos 80,9% dos indivíduos avaliados eram do sexo feminino, possuíam idade média de 38±2,3 anos e menos de nove anos de escolaridade, estes, pais ou avós do paciente. Quanto às crianças ou adolescentes em tratamento, 68,1% eram portadoras de deficiências múltiplas, com o predomínio da paralisia cerebral(53,2%). Mais da metade dos familiares ou cuidadores apresentavam-se desempregados (51,1%), com renda mensal familiar média de U$ 300. O grau de conhecimento sobre promoção de saúde bucal foi classificado como regular, com dúvidas mais frequentes sobre como evitar o sangramento da gengiva e o desconforto na ingestão dos alimentos. A escovação dos dentes representou a única forma de limpeza e realizada, quando possível, uma vez ao dia.
Descrição: LUCAS, R. C. C. Conhecimentos e práticas em saúde bucal adotadas por familiares e cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência. 2013. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5139
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renally Cristine Cardoso Lucas.pdfRenally Cristine Cardoso Lucas276.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.