Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5143
Título: Diagnóstico do Sistema de Abastecimento de Riachão do Bacamarte - PB
Autor(es): Rodrigues, Tássio Leal
Palavras-chave: Abastecimento de água
Recursos hídricos
Desperdício de água
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: A água é um elemento essencial a vida, a mesma apresenta uma percentagem mínima disponível para o uso direto para consumo humano e está distribuída de maneira desigual no Planeta Terra, fatores com a exploração excessiva dos rios, desperdício, crescimento populacional e a urbanização descontrolada tem como consequência o aumento na demanda da água, fazendo com que os recursos hídricos disponíveis se tornem cada vez mais escasso. Além disso, existe o agravante das perdas de água ocorridas durante o fornecimento às unidades consumidoras. Um dos principais desafios das operadoras de água em países em desenvolvimento é reduzir as perdas de água em todas as etapas do processo de seu fornecimento. Este estudo tem com objetivo principal a Avaliação do índice de perdas de água no sistema de abastecimento do município de Riachão do Bacamarte-PB, visando apresentar soluções técnicas para a redução das perdas de água no sistema. Para isto, foram utilizados dados informados pela CAGEPA (Companhia de Água e Esgoto da Paraíba) e coletados no SNIS (Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento), que possibilitaram a análise dos índices de perdas ocorrentes no município, e a identificação dos fatores que influenciam a elevação destes índices. Com a pesquisa verificou-se que o índice de perdas tanto reais como aparentes é 44,25% e este número sempre vem aumentando, expondo a necessidade da implantação de técnicas para redução de perdas no sistema de abastecimento de Riachão do Bacamarte-PB.
Descrição: RODRIGUES, T. L. Diagnóstico do Sistema de Abastecimento de Riachão do Bacamarte - PB. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5143
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tássio Leal Rodrigues.pdfTássio Leal Rodrigues1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.