Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5144
Título: Avaliação de fatores de risco para doenças cardiovasculares
Autor(es): Soares, Renata Alcantara
Palavras-chave: Doença cardiovascular
Dislipidemias
Qualidade de vida
Saúde pública
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: As doenças e agravos crônicos não transmissíveis (DANT), principalmente as doenças cardiovasculares (DCV), são um dos maiores problemas de saúde pública, pois correspondem à causa mais frequente de mortalidade no mundo, além de gerarem perda da qualidade de vida e aumento da pobreza. Este estudo teve como objetivo avaliar os fatores de risco (FR) cardiovascular em adultos cadastrados no Programa de Hipertensão Arterial e de Diabetes (HIPERDIA). Participaram 113 indivíduos, com média de idade de 62 ± 14,34 anos, que foram inicialmente entrevistados e submetidos a uma avaliação antropométrica, além de aferição da pressão arterial (PA). Posteriormente, coletou-se o sangue para avaliação bioquímica. Os resultados foram digitados no Excel (2003) e tratados no Epi-info 3.5.2. Entre a população estudada, 83% eram apenas hipertensos e 17% eram portadores de hipertensão e diabetes. Foram diagnosticadas dislipidemia e síndrome metabólica (SM) em 92% e 83% dos indivíduos, respectivamente. A inatividade física foi relatada por 73% deles, 60% apresentaram circunferência abdominal (CA) alterada, 38% eram obesos e 55% relataram história familiar de DCV. Os fatores menos presentes foram o etilismo (5%) e o tabagismo (12%). A alta frequência da maioria dos FR cardiovascular avaliados demonstra a necessidade de ações educativas e preventivas contínuas que incentivem a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Descrição: SOARES, R. A. Avaliação de fatores de risco para doenças cardiovasculares. 2013. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5144
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Alcantara Soares.pdfRenata Alcantara Soares487.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.