Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5145
Título: Avaliação da atividade anti-inflamatória e mutagênica de microemulsão tópica contendo óleo de copaíba
Autor(es): Silva, Dayanne Tomaz Casimiro da
Palavras-chave: Óleos naturais
Óleo de copaíba
Ação anti-inflamatória
Antiedematogênica
Micronúcleo
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar a atividade tópica anti-inflamatória do óleo de copaíba incorporado a uma microemulsão, assim como a sua atividade mutagênica pelo teste de micronúcleos em eritrócitos de camundongo. Os Diagramas de Fases Pseudoternário (DFPT), desta pesquisa, foram obtidos por inspeção visual das misturas dos componentes Labrasol ® (T)/Plurol Oleique ® (CO), óleo de copaíba e água para o teste da avaliação da atividade antiedematogênica. Foram utilizados ratos Wistar, Rattus norvegicus var. albinus, machos. Foi determinada pela técnica da indução do edema de pata por carragenina 1%. O ensaio de mutagênicidade foi realizado pela técnica de micronúcleo e foi utilizados camundongos da espécie Mus musculus (Swiss albino). Foi realizada incisão na região dorsal com o auxilio de um Punch e durante 30 dias acrescentados 5µl das microemulsões. A ferramenta do diagrama de fases pseudoternários mostrou-se simples e reprodutível para o preparo de ME contendo o óleo de copaíba. A formulação ME-F6 apresentou atividade aguda superior ao controle positivo (emulgel DDA). Já formulação ME-F2 apresentou efeito mais tardio (a partir da terceira hora), porém menos intenso que o controle positivo e comparável ao óleo puro. Na atividade mutagênica, verificou-se que as amostras ME-F2 e ME-F6 não apresentaram potencial mutagênico, considerada, seguro, quanto ao uso tópico.
Descrição: SILVA, D. T. C. da. Avaliação da atividade anti-inflamatória e mutagênica de microemulsão tópica contendo óleo de copaíba. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5145
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayanne Tomaz Casimiro da Silva.pdfDayanne Tomaz Casimiro da Silva770.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.