Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5146
Título: Análise do efeito quimioprotetor da Carmellia sinensis (L.) Kuntze (chá verde) sobre modelo experimental de indução carcinogênica em ratos
Autor(es): Medeiros, Hianne Cristinne de Morais
Palavras-chave: Carmellia sinensis
Câncer oral
Chá verde
Neoplasias
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: O objetivo desta pesquisa consistiu na análise do efeito quimioprotetor do chá verde sobre modelo experimental de indução carcinogênica em ratos pela 4-NitroquinolinaN-óxido (4NQO). A amostra do estudo foi composta de 36 ratos wistar divididos em 3 grupos de acordo com a duração da indução pela 4NQO e 4 subgrupos de acordo com o início da aplicação tópica do chá verde. Foi utilizada 4NQO diluída a 0,05% em propilenolicol no dorso da língua dos ratos, com o auxilio de um pincel. O procedimento foi realizado quatro vezes por semana, e, de acordo com o intervalo de tempo 5, 6 e 7 meses, foi classificado respectivamente nos subgrupos: A, B e C. Quanto ao extrato glicólico do chá verde, foi utilizado em uma concentração de 5%, e aplicado na mucosa lingual sob a forma de gel com frequência semanal e intervalos de tempo semelhantes aos da 4NQO. Após análise macroscópica, observou-se que as lesões leucoplásicas foram mais frequentes em todos os grupos, seguidas das lesões pigmentadas, eritematosas e ulceradas. A incidência de alterações clínicas aumentou de maneira progressiva e teve relação diretamente proporcional ao aumento tempo de indução carcinogênica pela 4NQO, porém sem diferença quanto ao tempo de aplicação do chá verde. Do universo de 35 ratos, 18 (51,4%) desenvolveram algum tipo de lesão. No entanto. os grupos que apresentaram maior número absoluto e relativo de lesões, foi o C. Após análise descritiva da avaliação clínica neste estudo, foi possível concluir que a aplicação do extrato glicólico de chá verde não influenciou na indução destas lesões; a 4NQO possuiu ação sobre o tecido capaz de ocasionar alterações clinicamente detectáveis e a frequência da incidência destas foi diretamente relacionada ao aumento do seu tempo de indução.
Descrição: MEDEIROS, H. C. de M. Análise do efeito quimioprotetor da Carmellia sinensis (L.) Kuntze (chá verde) sobre modelo experimental de indução carcinogênica em ratos. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5146
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hianne Cristinne de Morais Medeiros.pdfHianne Cristinne de Morais Medeiros430.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.