Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/515
Título: Estudo da qualidade de vida de pacientes portadores de lesão medular após tratamento fisioterapêutico
Autor(es): Olinto, Elaine Lira
Palavras-chave: Traumatismo raquimedular
Qualidade de vida
Coluna vertebral
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: A lesão raquimedular pode ser provocada por trauma, por corpos estranhos ou por processos relacionados a uma vascularização deficiente e, é uma das mais graves incapacidades que pode acometer um indivíduo. Para conseguir se adaptar faz-se necessário seguir orientações e participar de um programa de reabilitação. A fisioterapia é um tratamento que interfere na qualidade de vida dos portadores de lesão raquimedular, sendo, portanto, de relevância social, porque proporciona maior inclusão na sociedade aos pacientes portadores de lesão raquimedular. O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade de vida entre pacientes portadores de lesão raquimedular apoós tratamento fisioterapêutico. Para a pesquisa participaram oito pacientes com lesão raquimedular que realizam fisioterapia na clínica escola da UEPB. A obtenção de dados foi adquirida através das respostas de dois questionários: um sociodemográfico e outro sobre qualidade de vida, o SF-36. No Excel foi organizada uma planilha com a descrição das frequências das respostas obtidas através dos questionários. O software estatístico SPSS versão 19 serviu como ferramenta para gerar gráficos e tabela. Observa-se que as médias dos domínios físicos e mentais variaram entre 19,3 – 71,1 e 45,8 – 70,5, respectivamente, evidenciando o domínio de capacidade funcional como o mais comprometido nos pacientes do atual estudo. Conclui-se que a qualidade de vida destes pacientes é considerada de regular a boa percepção, apesar da lesão afetar a vida em alguns aspectos.
Descrição: OLINTO, E. L. Estudo da qualidade de vida de pacientes portadores de lesão medular após tratamento fisioterapêutico. 2012. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/515
ISSN: CDD 616.73
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elaine Lira Olinto.pdfElaine Lira Olinto699.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.