Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5151
Título: Descarte de materiais eletrônicos – contexto histórico e gerenciamento
Autor(es): Silva, Lailson Salustiano da
Palavras-chave: Resíduo eletrônico
Gestão ambiental
Reciclagem
Gestão de resíduos
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: Os resíduos produzidos diariamente nas residências e nos locais de trabalho, tem ultimamente se constituído em um grande problema para o meio ambiente, fauna, flora, lençóis freáticos e para saúde dos seres humanos. Nesse contexto encontramse os resíduos eletrônicos também conhecidos como lixo eletrônico ou “e-lixo”, definido como todo e qualquer resíduo de equipamentos eletrônicos. Devido as suas características e às constantes inovações tecnológicas, mudaram o panorama dos lixões nas grandes cidades. Nas últimas décadas houve uma grande revolução nas indústrias eletrônicas e os equipamentos eletrônicos passaram a ser fabricados em grande escala. São milhões de aparelhos eletrônicos descartados nos lixões e aterros sanitários, sendo que aparentemente esses resíduos não oferecem riscos e nem transtorno, pois não exalam cheiros e nem “sujam” o ambiente, mas nem por isso deixa de ser menos nocivo. O correto descarte é imprescindível para evitar a poluição e causar graves impactos ambientais. Para evitar e não provocar a contaminação do solo, água e do meio ambiente, o correto é descartar o lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, cooperativas ou empresas que atuam na área da reciclagem de celulares, pilhas e baterias, que podem ser devolvidas nas empresas de telefonia celular. Estas enviam para o fabricante que reaproveitam, reciclam ou fazem o correto descarte de forma a não provocar danos ao meio ambiente. Nesse segmento este trabalho teve por objetivo realizar um levantamento histórico quanto ao processo de gerenciamento dos resíduos eletrônicos bem como a existência de Legislação que oriente o descarte correto dos mesmos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o analítico descritivo, através de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base artigos científicos, sites, portal do Ministério do Meio Ambiente e resoluções descritivas sobre a gestão ambiental de resíduos eletrônicos. As informações obtidas por meio da literatura apontam que a humanidade está em uma era de grandes inovações tecnológicas, e com isso cresce a demanda desses resíduos e posteriores descartes, devido à obsolescência, de forma incorreta causando prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública. O gerenciamento adequado dos resíduos provocado pelo descarte incorreto é hoje uma das questões cruciais a ser solucionada nas grandes cidades do mundo.
Descrição: SILVA, L. S. da. Descarte de materiais eletrônicos – contexto histórico e gerenciamento. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5151
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lailson Salustiano da Silva.pdfLailson Salustiano da Silva570.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.