Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5158
Título: Relato de experiência em um grupo de mulheres da cidade de Alcantil-PB: os benefícios da aeróbica
Autor(es): Lima, Conceição Aélima de Alencar de
Palavras-chave: Atividade física
Aeróbica
Saúde da mulher
Qualidade de vida
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: A prática regular de atividades físicas não resume-se apenas aos atletas, hoje em dia, as organizações de saúde recomendam e consideram as atividades física como importante elemento na promoção da saúde. Este relato trata-se de uma vivência que tive com um grupo de mulheres entre 30 e 45 anos, agricultoras, residentes na cidade de Alcantil (PB), no período de 20 de junho de 2007 a 21 de fevereiro de 2008. Tem como objetivo descrever as perdas de peso e medida física, bem como a mudança na qualidade de vida dessas mulheres como a autoestima, a autoconfiança, o autoconhecimento, entre outros. Inicialmente, observei que em sua maioria, as mulheres dessa comunidade já eram muito ativas por trabalharem no campo, mas sedentas de uma atividade onde pudessem perder peso e se divertir. Minhas aulas eram as segundas, quartas e sextas-feiras começando às oito horas da noite, até às nove horas, onde eu iniciava o alongamento, passando para a parte aeróbica e finalizando com um relaxamento. Durante toda a aula lhes explicava a importância do movimento e qual músculo estava sendo trabalhado, ao final nos sentávamos em círculo onde elas compartilhavam como estavam se sentindo após a atividade aeróbica e como estava sendo sua rotina diária; quais as mudanças que já haviam percebido em seu físico, em seu estado emocional e psicológico e no convívio com a sociedade. No relato preserva-se a identidade social e cultural das componentes optando-se por identificá-las atribuindo-lhes nomes de flores. Após essas aulas pude perceber que a prática regular da atividade aeróbica melhorou consideravelmente a qualidade de vida dessas mulheres no que se refere ao convívio social, conhecimento dos limites do próprio corpo e a autoestima, onde elas mencionaram estarem mais felizes e mais seguras de si mesmas diminuindo, inclusive o uso de medicamentos antidepressivos. Essa experiência foi bastante particular e surpreendentemente agradável.
Descrição: LIMA, C. A. de A. de. Relato de experiência em um grupo de mulheres da cidade de Alcantil-PB: os benefícios da aeróbica. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5158
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Conceição Aélima de Alencar de Lima.pdfConceição Aélima de Alencar de Lima524.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.