Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5159
Título: Uma revisão dos conceitos da Teoria dos Jogos
Autor(es): Silva, Adriana Patrícia Lúcio da
Palavras-chave: Teoria dos jogos - conceitos
Teoria dos jogos
Matemática aplicada
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: A Teoria dos jogos desenvolveu-se graças a estudos realizados por John Von Neumann e Oskar Morgensterm. É vista como o ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno, envolvendo a interação de pessoas, instituições, empresas, guerras e outros, buscando-se equacionar conflitos e obter decisões conscientes focadas em seus objetivos. Inicialmente desenvolvida como ferramenta para compreender o comportamento econômico e para definir estratégias nucleares, hoje utilizada em diversos campos acadêmicos. Na economia a Teoria dos jogos tem sido utilizada para examinar a concorrência e a cooperação dentro de pequenos grupos de empresas. Atualmente diversos pesquisadores de estratégia têm procurado tirar proveito da Teoria dos jogos, pois ela provê critérios valiosos quando lida com situações que permitem perguntas simples, não fornecendo respostas positivas ou negativas, mas ajuda a examinar de forma sistemática várias permutações e combinações de condições que podem alterar a situação. Diante do exposto este trabalho tem por objetivo descrever os principais conceitos da Teoria dos jogos e mostrar alguns exemplos práticos desta Teoria.
Descrição: SILVA, A. P. L. da. Uma revisão dos conceitos da Teoria dos Jogos. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5159
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Patrícia Lúcio da Silva.pdfAdriana Patrícia Lúcio da Silva676.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.