Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5160
Título: Inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais na escola
Autor(es): Santos, Érica Silva dos
Palavras-chave: Educação inclusiva
Prática pedagógica
Pessoas com necessidades especiais
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: A educação inclusiva é um tema de extrema relevância nos dias atuais, tendo em vista a conscientização da população em termos de inclusão social e das políticas públicas que viabilizam a entrada e permanência de portadores de deficiência no ambiente escolar. Os tipos de deficiência são os mais variados podendo a mesma ser de cunho físico, visual, auditiva ou cognitiva. Com o objetivo de trazer uma contribuição ao processo de educação inclusiva é importante entender que não se pode simplesmente inserir um educando com necessidades especais no ensino regular sem nenhum acompanhamento específico, os mesmos necessitam de apoio técnico acessibilidade e contato com recursos pedagógicos que auxiliem no desenvolvimento das atividades de forma que aprendam cada um a seu tempo, as tarefas que são comuns aos demais alunos da classe, e que assim se possa garantir o envolvimento e o desenvolvimento completo do educando na sua parte física, psíquica, social e por fim intelectiva. Este trabalho toma como objeto de estudo a prática pedagógica de professores que trabalham com alunos com necessidades especiais em salas de aula de escolas da rede regular de ensino, com intuito de analisar as políticas públicas voltadas ao ensino e aprendizagem de pessoas com necessidades especiais, verificando assim a ocorrência dos resultados desse processo. Utilizou-se como método de pesquisa de campo de natureza mista descritiva feita com alunos e professores de escolas públicas estaduais localizadas na cidade de Campina Grande-PB. Pesquisa essa pela qual foi dividida em três etapas, a primeira etapa, procedeu-se ao levantamento bibliográfico acumulada na área, de modo que, conhecendo-a, fosse possível definir a visão teórica que orientaria a análise dos dados sendo consultados assim vários artigos, livros e textos. A segunda etapa se deu através da aplicação de questionários que foram aplicados a 468 alunos e 12 professores para dar uma idéia de como se procede atualmente nossa educação em relação ao tema abordado. E a terceira contempla exatamente o tratamento e análise dos dados que foram obtidos na primeira e segunda etapa. Os resultados apontaram que mesmo com muita abordagem do tema relacionado às políticas públicas educacionais inclusivas não se efetivaram nas salas regulares de ensino pesquisadas.
Descrição: SANTOS, É. S. dos. Inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais na escola. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5160
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érica Silva dos Santos.pdfÉrica Silva dos Santos775.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.