Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5162
Título: Estimativas de custos para mitigação das emissões de CO2 do setor de transporte da Paraíba via reflorestamentos
Autor(es): Lima, Ana Carla Bezerra de
Palavras-chave: Emissão de poluentes
Gás Carbônico
Poluição ambiental
Aquecimento global
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: Evidências científicas indicam que as concentrações atmosféricas de CO estão aproximadamente 16% acima dos níveis contabilizados em 1990. Questões ambientais associadas às emissões dos poluentes provenientes de combustíveis fósseis apresentam problemas globais, tais como, toxicidade do ar e os gases de efeito estufa (GEE). Para diminuir foram criados mecanismos de redução de emissões de gases do efeito estufa através dos mercados de carbono. O sequestro de carbono com plantio de florestas promove a absorção de grandes quantidades de gás carbônico (CO ) presentes na atmosfera. Naturalmente realizada pelas florestas, é a forma mais comum de sequestro de carbono. Esse processo natural ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO na atmosfera e cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver de 150 a 200 toneladas de carbono. Pesquisas científicas tem comprovado que grande parte do aquecimento global é de origem antropogênica e, por isso a própria ação humana pode e deve intervir no sentido de reduzir as emissões e de mitigar as emissões não evitadas. O presente trabalho tem por objetivos estimar as áreas de reflorestamentos necessárias para a efetiva mitigação das emissões de gás carbônico (CO 2 ) do setor de transporte rodoviário do estado da Paraíba, bem como avaliar os custos por tonelada de CO sequestrada em função das essências florestais e dos custos para reflorestar um hectare. Os melhores resultados foram obtidos com o híbrido comercial Eucalyptus urograndis, os resultados para a média dos híbridos experimentais na Chapada do Araripe - PE foram um pouco superiores, mas ambos foram muito inferiores aos obtidos com a jurema preta (Mimosa tenuiflora) plantada na Chapada do Apodi – CE. Tais comentários se aplicam para as estimativas de áreas e de custos por tonelada de CO2 sequestrada (mitigada).
Descrição: LIMA, A. C. B. de. Estimativas de custos para mitigação das emissões de CO2 do setor de transporte da Paraíba via reflorestamentos. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5162
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carla Bezerra de Lima.pdfAna Carla Bezerra de Lima866.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.