Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Maikon Bruno Maciel-
dc.date.accessioned2014-09-23T18:42:11Z-
dc.date.available2014-09-23T18:42:11Z-
dc.date.issued2014-09-23-
dc.identifier.otherCDD 540. 7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5166-
dc.descriptionBARBOSA, M. B. M. Relação CTSA em aulas de Química: Avaliação de uma proposta de ensino para o conteúdo de gases. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA necessidade de construir uma sociedade com cidadãos críticos, capazes de opinar sobre a influência dos avanços em Ciência e Tecnologia e possíveis consequências sociais, incluindo fatores econômicos, políticos, culturais e ambientais, enquadra-se como um dos objetivos do ensino de Química nos dias atuais. Esse objetivo é coerente com os pressupostos do movimento Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA), que busca preparar os alunos para o pleno exercício da cidadania. Desta forma, a presente pesquisa aponta uma abordagem de ensino de Química para o conteúdo de gases com enfoque CTSA como uma das possibilidades de aproximar o estudante da interação com a ciência e da tecnologia em todas as dimensões da sociedade. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo construir e avaliar uma sequência didática com ênfase no enfoque CTSA para o conteúdo de Gases com alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualiquantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário a18 alunos. Os dados coletados foram representados em gráficos, discutidos e interpretados sob á luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a proposta de ensino apresentada aos alunos, desenvolveu um maior interesse sobre o estudo dos gases através de sua relação com temas ambientais, despertando nos sujeitos a autoestima, capacidade de tomada de decisão, autonomia, estímulo e raciocínio, oportunizando aos indivíduos uma concepção ampla e social do contexto científico-tecnológico, fornecendo ao aluno não apenas o conteúdo científico, mas uma formação crítica e cidadã.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thiago Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectGasespt_BR
dc.subjectEnfoque CTSApt_BR
dc.titleRelação CTSA em aulas de Química: Avaliação de uma proposta de ensino para o conteúdo de gasespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maikon Bruno Maciel Barbosa.pdfMaikon Bruno Maciel Barbosa681.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.