Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5168
Título: Avaliação do nível de conhecimento sobre doenças periodontais e da condição periodontal dos estudantes de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba – Campus Campina Grande
Autor(es): Santiago, Carmellyo Pires Leite
Palavras-chave: Doença periodontal
Gengivite
Epidemiologia
Saúde bucal
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: A Doença Periodontal (DP) é uma patologia de natureza inflamatória e infecciosa, tem como agente etiológico o biofilme dental. Conhecer esta doença é essencial para sua prevenção e controle, sendo indispensável a cooperação dos pacientes para manter sua higiene bucal. Objetivo: avaliar o nível de conhecimento e a condição periodontal dos alunos do primeiro e do último semestres de um curso de Odontologia, analisando informações fornecidas e achados clínicos diagnosticados. Materiais e Métodos: foram avaliados 15 alunos ingressantes (Grupo A) e 15 alunos concluintes (Grupo B) do curso de Odontologia de uma Universidade do Estado da Paraíba. Inicialmente os pacientes responderam a um formulário contendo dados de identificação e biodemográficos e posteriormente foi realizada avaliação clínica periodontal através do Índice de Placa de O’Leary (IP), Índice de Sangramento Gengival (ISG) e Registro Periodontal Simplificado (PSR). Após coleta dos dados, estes foram analisados através de estatística descritiva utilizando o programa estatístico SPSS versão 18.0. Resultados: Quatro alunos do Grupo A (26,67%) afirmaram possuir algum conhecimento relativo à DP, enquanto 11 (73,33%) afirmaram não conhecê-la. Todos os alunos do Grupo B relataram possuir tais conhecimentos. A Condição Periodontal “2” foi mais prevalente em ambos os grupos. As médias do IP e ISG para o Grupo A foram 72,01% e 12,94%, respectivamente; para o Grupo B as médias de IP e ISG foram 73,25% e 9,19%, respectivamente. Conclusão: poucos alunos ingressam no curso conhecendo a DP; os Grupos A e B não mostram condições de IP, ISG e PSR com diferenças significantes.
Descrição: SANTIAGO, C. P. L. Avaliação do nível de conhecimento sobre doenças periodontais e da condição periodontal dos estudantes de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba – Campus Campina Grande. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5168
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carmellyo Pires Leite Santiago.pdfCarmellyo Pires Leite Santiago785.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.