Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/517
Título: Prevalência de síndrome das pernas inquietas em gestantes
Autor(es): Silva, Michaella Maria Azevedo
Palavras-chave: Gestante
Síndrome das pernas inquietas
Distúrbios do sono
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: Classificada como um distúrbio movimento relacionado ao sono, a síndrome das pernas inquietas é caracterizada por sensações de desconforto e parestesia, presentes principalmente nos membros inferiores ao repouso e cuja sintomatologia é aliviada com a urgência em movimentar os membros. O presente artigo teve como objetivo observar a prevalência e gravidade da síndrome das pernas inquietas no período gestacional, traçar um perfil sócio demográfico das participantes, contrastando o impacto da SPI na qualidade do sono das gestantes atendidas pela maternidade de referência no município de Campina Grande-PB. Metodologia: Configura-se em um estudo transversal, analítico, descritivo, de caráter quantitativo, onde participaram da pesquisa 50 gestantes assistidas pelo prénatal na instituição supracitada, sendo utilizado como instrumento de coleta um questionário sócio demográfico seguido da Escala Internacional de Graduação da Síndrome das Pernas Inquietas. Após a coleta de dados foi feita a análise descritiva das variáveis estudadas a fim de determinar a distribuição e a proporção de gestantes com SPI. Em seguida, foi realizada a associação das variáveis sóciodemográficas, obstétricas e de saúde com a SPI. Resultados e discussão: A prevalência encontrada de SPI foi de 64% dentre as entrevistadas, sendo 55,6% no primeiro trimestre, 66,7% no segundo e 71,4% no terceiro, com uma distribuição de 36% com grau moderado e 28% grave. O distúrbio do sono decorrente da SPI foi considerado intenso em 81,8% das participantes com a manifestação grave da síndrome, e leve em 78,6% com gravidade moderada. A sonolência diurna foi considerada intensa em 87,5% em participantes com variável grave de manifestação e leve em 81,8% na variável moderada. Conclusão: Verificou-se significativa prevalência da SPI nas participantes da pesquisa, sendo a manifestação grave encontrada em maior expressão no terceiro trimestre gestacional. Foi observada uma relação diretamente proporcional entre a gravidade dos sintomas e presença dos distúrbios do sono e sonolência diurna decorrentes dos sintomas da síndrome.
Descrição: SILVA, M. M. A. Prevalência de síndrome das pernas inquietas em gestantes. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/517
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michaella Maria Azevedo Silva.pdfMichaella Maria Azevedo Silva300.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.