Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5172
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Amanda Sudério | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-25T15:00:01Z | - |
dc.date.available | 2014-09-25T15:00:01Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 469 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5172 | - |
dc.description | Silva, A. S. A perspectiva dialógica da linguagem e o ensino de língua: o gênero tira em livros didáticos de português. 2014. 46f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa: Princípios Organizacionais da Língua e Funcionamento Textual Discursivo) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de ensino-aprendizagem vem passando por grandes mudanças ao longo dos anos. O ensino de Língua Portuguesa, por sua vez, vem acompanhando essas mudanças e nós, enquanto estudiosos e professores da língua, percebemos as lacunas, bem como os efeitos provocados pelo ensino de português de molde tradicional, descontextualizado. Um dos grandes e principais suportes do professor nessa jornada é o Livro Didático de Português, o LDP. Este não configura eficácia garantida no ensino de língua. Embasamos nossa pesquisa na Teoria Dialógica da Linguagem, Bakhtin e Círculo, que percebeu a dinamicidade da língua manifestada através dos enunciados concretos, que representam as diversas situações sociais e os atos discursivos e comunicativos. É nesse jogo dialógico, nas “conversas” entre o texto e o interlocutor que enveredamos nossa pesquisa, em busca de refletirmos sobre as possíveis adequações propostas nos LDP’s representadas no gênero discursivo tira. Realizamos uma pesquisa documental, uma vez que elegemos como corpus da nossa pesquisa três exemplares de LDP do 9º ano do ensino fundamental, mais especificamente, um estudo de caso, haja vista, tenhamos realizado este recorte para observarmos se as atividades presentes no LDP suplantadas no gênero tira vêm contemplando a linguagem em seu caráter dialógico, como proposto por Bakhtin. Os LDPs analisados são: Buscamos respaldo teórico em autores como Volochínov (1976); Bakhtin (2011); Bakhtin/Volochínov (2009), Almeida (2013), Brait (2008), dentre outros. Diante o exposto, verificamos a ocorrência de propostas que transitam do tradicional ao dialógico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Manassés Morais Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.subject | Gênero Discursivo | pt_BR |
dc.title | A perspectiva dialógica da linguagem e o ensino de língua: o gênero tira em livros didáticos de português | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - POLFTD - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Amanda Sudério Silva.pdf | Amanda Sudério Silva | 17.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.