Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana Neto, Manoel Felix de-
dc.date.accessioned2014-09-26T13:26:58Z-
dc.date.available2014-09-26T13:26:58Z-
dc.date.issued2014-09-26-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5174-
dc.descriptionSANTANA NETO,Manoel Felix de. Proposta de utilização do ciclo da experiência de kelly apoiando o laboratório investigativo no ensino de química. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itabaiana, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA experimentação é vista como redentora de todos os problemas com o interesse e a aprendizagem no ensino de Química. No entanto, o enfoque demasiado, dado à experimentação, a coloca como mero instrumento de ilustração e motivação e com isso não explora todas as potencialidades dessa prática pedagógica Uma forma de amenizar tal situação é o Laboratório Investigativo, nessa estratégia, a participação do aluno dar-se-á de forma efetiva em todas as fases da experimentação; exercitando assim sua capacidade cognitiva de intervir numa situação diária. Sendo assim, nosso objetivo foi a de apresentar uma proposta de ação didática tendo como base o ciclo da experiência de Kelly para fundamentar a mesmanuma perspectiva do Laboratório Investigativo de Química. Para isso, fizemos alguns questionamentos sobre o ensino linear e a descontextualizado da ciência, especificamente nas aulas experimentais. Há uma crítica à prática de atividades experimentais usadas apenas como elemento atrativo e motivador do ensino de Química, em que o aluno é um mero reprodutor de sequencias pré-fixadas pelo professor, semelhante à execução de receitas em uma cozinha. Dessa forma unindo a abordagem do Laboratório Investigativo com o ciclo da experiência de Kelly, o professor pode promover as devidas transformações e mediações para colaborar numa construção da aprendizagem juntamente com os alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador:Morgana Lígia de Farias Freirept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectKellypt_BR
dc.titleProposta de utilização do ciclo da experiência de kelly apoiando o laboratório investigativo no ensino de químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manoel Felix de Santana Neto.pdfManoel Felix de Santana Neto 567.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.