Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5174
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana Neto, Manoel Felix de | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-26T13:26:58Z | - |
dc.date.available | 2014-09-26T13:26:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5174 | - |
dc.description | SANTANA NETO,Manoel Felix de. Proposta de utilização do ciclo da experiência de kelly apoiando o laboratório investigativo no ensino de química. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itabaiana, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A experimentação é vista como redentora de todos os problemas com o interesse e a aprendizagem no ensino de Química. No entanto, o enfoque demasiado, dado à experimentação, a coloca como mero instrumento de ilustração e motivação e com isso não explora todas as potencialidades dessa prática pedagógica Uma forma de amenizar tal situação é o Laboratório Investigativo, nessa estratégia, a participação do aluno dar-se-á de forma efetiva em todas as fases da experimentação; exercitando assim sua capacidade cognitiva de intervir numa situação diária. Sendo assim, nosso objetivo foi a de apresentar uma proposta de ação didática tendo como base o ciclo da experiência de Kelly para fundamentar a mesmanuma perspectiva do Laboratório Investigativo de Química. Para isso, fizemos alguns questionamentos sobre o ensino linear e a descontextualizado da ciência, especificamente nas aulas experimentais. Há uma crítica à prática de atividades experimentais usadas apenas como elemento atrativo e motivador do ensino de Química, em que o aluno é um mero reprodutor de sequencias pré-fixadas pelo professor, semelhante à execução de receitas em uma cozinha. Dessa forma unindo a abordagem do Laboratório Investigativo com o ciclo da experiência de Kelly, o professor pode promover as devidas transformações e mediações para colaborar numa construção da aprendizagem juntamente com os alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Morgana Lígia de Farias Freire | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Kelly | pt_BR |
dc.title | Proposta de utilização do ciclo da experiência de kelly apoiando o laboratório investigativo no ensino de química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Manoel Felix de Santana Neto.pdf | Manoel Felix de Santana Neto | 567.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.