Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/518
Título: Consciência corporal em idosos
Autor(es): Maia, Zenóbio de Araújo
Palavras-chave: Idoso
Corpo
Consciência
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Em uma abordagem qualitativa e quantitativa, esta pesquisa teve por objetivos analisar o grau de consciência a respeito da imagem corporal de um grupo de idosos residentes em um condomínio na cidade de Campina Grande – PB, bem como, identificar, de que forma eles estão lidando com as mudanças do seu corpo e o grau de aceitação das mudanças decorrentes do processo de envelhecimento. A amostra foi selecionada por acessibilidade e disponibilidade dos participantes, sendo selecionados 20 indivíduos de ambos os gêneros e faixas etárias diversificadas. A coleta de dados deu-se a partir de uma ficha de identificação, registros em áudio de entrevistas e da Escala de Silhuetas de Sorensen e Stunkard (1983). A análise dos depoimentos coletados foi feita a partir da Análise do conteúdo (Bardin, 2003), sendo seguidas as etapas necessárias para a interpretação das falas dos idosos. Dos discursos dos idosos (07 homens e 13 mulheres), com idade variando de 60 a 84 anos, os níveis de consciência foram aflorados através das palavras, apresentando as compreensões do corpo, que para alguns, em grande medida associavam o envelhecimento a uma fase marcada por mudanças na sua estética corporal. Observou-se que os idosos estavam conscientes das mudanças que vinham ocorrendo com seu corpo durante o processo de envelhecimento, e que estas por sua vez, estavam influenciando de forma direta na construção de uma nova imagem corporal com o passar dos anos.
Descrição: MAIA, Z. de A. Consciência corporal em idosos. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/518
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Zenóbio de Araújo Maia.pdfZenóbio de Araújo Maia604.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.