Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5182
Título: Jornalismo investigativo no cinema: análise dos filmes o informante e o custo da coragem
Autor(es): Bezerra, Priscila Moura
Palavras-chave: Jornalismo investigativo
Cinema
Análise de conteúdo
Filmes
Data do documento: 29-Set-2014
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar obras do cinema contemporâneo e identificar características relacionadas ao jornalismo de investigação. Como objeto de estudo foram escolhidas as produções: “O Informante” (The Insider, 1999) e “O Custo da Coragem” (Veronica Guerin, 2003). O contexto do fazer jornalístico, bem como reflexões de autores a cerca de um conceito para o tema aparecem como assunto pelo qual nos debruçamos durante a construção do trabalho. Procuramos identificar na análise de conteúdo quais aspectos observados como sendo próprios do universo do jornalismo investigativo estão presentes em cada obra. Desenvolvemos uma metodologia de análise que buscou atingir resultados precisos, baseando-nos no critério principal de que são filmes inspirados em fatos reais. Dialogamos ainda com os textos de Cleofe Monteiro de Sequeira (2005), Leandro Fortes (2005), Felipe Pena (2005), Mark Lee Hunter (2009), dentre outros.
Descrição: BEZERRA, P. M. Jornalismo investigativo no cinema: análise dos filmes o informante e o custo da coragem. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5182
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Moura Bezerra.pdfPriscila Moura Bezerra1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.