Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/519
Título: Análise da qualidade do sono em mulheres pós-menopausadas
Autor(es): Marques, Élis Cristiane Fernandes
Palavras-chave: Menopausa
Qualidade do sono
Pós- menopausa
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade do sono em mulheres pós-menopausadas atendidas na Clínica Escola de Fisioterapia – UEPB. Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, analítica, descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. Participaram 47 mulheres com idade variando entre 50 e 80 anos. Foram utilizados o Questionário Sócioeconômico para caracterização da amostra e o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI-BR). Após análise dos resultados do PSQI foi possível observar que 68% das participantes obtiveram um escore maior que 5, significando que a qualidade do sono destas mulheres é ruim. Apenas 15 participantes (32%) obtiveram valor menor ou igual a 5 pontos, o que caracteriza uma boa qualidade do sono. Evidencia-se que é frequente a presença de distúrbios do sono em mulheres pós-menopausadas, podemos destacar os seguintes problemas relacionados ao sono devido ao seu alto índice de relatos: Acordar no meio da noite ou de manhã cedo (72%), levantar para ir ao banheiro (65%) e sentir muito calor (51%). A qualidade do sono tem variações importantes quando a mulher atinge a idade de pósmenopausa, vários podem ser os motivos geradores dos distúrbios do sono, como os sintomas da síndrome climatérica, as alterações hormonais ou até comprometimentos emocionais. Todos esses achados tornam a qualidade do sono ruim e isso traz prejuízos em vários âmbitos da vida da mulher, interferindo na sua qualidade de vida.
Descrição: MARQUES, É. C. F. Análise da qualidade do sono em mulheres pós-menopausadas. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/519
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Élis Cristiane Fernandes Marques.pdfÉlis Cristiane Fernandes Marques293.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.