Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5190
Título: O preconceito sofrido pelos usuários da organização papel marchê: Um relato de suas mães
Autor(es): Rêgo, Marne Gabrielle Fernandes Dantas
Palavras-chave: Pessoa com Deficiência
Preconceito
Família
Data do documento: 29-Set-2014
Resumo: O preconceito é um fato recorrente na sociedade em que vivemos. A Organização Não Governamental Papel Marchê oferece um atendimento especializado a crianças e/ou adolescentes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Ao observar a realidade deste público, percebemos que havia ocorrências de preconceito em relação à sua condição; por isso analisamos este fato sofrido pelos usuários da referida Organização, tentando compreender como o preconceito se reflete no processo psico-pedagógico destes indivíduos, traçando o perfil dos mesmos e identificando o papel da família no enfrentamento de tais dificuldades vivenciadas por eles(as) na escola. Para conhecer esta realidade, realizamos uma pesquisa exploratória, tendo a especificidade de estudo de caso. A mesma foi de cunho qualitativo, utilizando a observação participante, um roteiro de entrevista semi-estruturado e o questionário para traçar o perfil socioeconômico. Na análise dos dados, utilizamos a técnica de análise de conteúdo, para, assim, ter acesso à produção do conhecimento sobre a temática. A partir dos resultados obtidos, dentre outros achados, notamos que há a fragilidade na qualificação dos profissionais da educação. Assim, para pensarmos numa condição melhor de atendimento no ambiente escolar às crianças e adolescentes com deficiência, se faz necessária a qualificação de profissionais que lidam com tais questões.
Descrição: RÊGO, M. G. F. D. O preconceito sofrido pelos usuários da organização papel marchê: Um relato de suas mães. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5190
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marne Gabrielle Fernandes Dantas Rêgo.pdfMarne Gabrielle Fernandes Dantas Rêgo418.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.