Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5194
Título: Prática de exercício físico com idoso diabético: um relato de experiência
Autor(es): Henriques, Emerson Bruno Pereira
Palavras-chave: Diabetes
Atividade física
Saúde do idoso
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O aumento da expectativa de vida, traz consigo diversos fatores que podem acarretar a redução da dependência e o sedentarismo. Além disso, o envelhecimento aliado a uma vida desregrada e, muitas vezes sedentária, acarreta em diversas patologias, dentre elas a Diabetes Mellitus tipo II. Esta diabetes é caracterizada pela incapacidade da insulina exercer normalmente suas funções, levando a hiperglicemia. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência acadêmica com a prática de exercícios físicos aeróbios e com cargas em um idoso portador de Diabetes Mellitus tipo II. O trabalho foi realizado semanalmente com supervisão de um profissional de educação física, no decorrer de um ano, observando as condições fisiológicas e a percepção subjetiva de esforço do paciente antes, durante e após os exercícios. A realização de atividades físicas conjuntamente com o trabalho de médicos e nutricionistas promove uma série de benefícios, a médio e longo prazo, sendo indicada como fator de proteção da capacidade funcional entre os idosos. Em portadores de diabetes, a prática de exercício físico contribui para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, nefropatia, retinopatia, amputações. Esta experiência proporcionou aprimorar meus conhecimentos teóricos com a prática, seja ela com procedimentos ou de relação com o aluno.
Descrição: HENRIQUES, E. B. P. Prática de exercício físico com idoso diabético: um relato de experiência. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5194
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emerson Bruno Pereira Henriques.pdfEmerson Bruno Pereira Henriques310.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.