Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5195
Título: Análise da concordância entre a avaliação baropodométrica, estabilométrica estática e fotogramétrica em gestantes
Autor(es): Gonçalves, Bruno Carneiro
Palavras-chave: Avaliação postural
Gravidade corporal
Gestantes
Fotogrametria
Equilíbrio postural
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Introdução: O centro de gravidade é definido como o ponto onde um corpo se equilibra considerando a aceleração da gravidade local. Durante o período gestacional, a grávida sofre diversas alterações fisiológicas e anatômicas, que alteram consequentemente, sua estática. A baropodometria é uma técnica de registro utilizada no diagnóstico e avaliação da pressão plantar, tanto na posição estática, de repouso, como de movimento, ou deambulação, que registra os pontos de pressão exercidos pelo corpo. Outro método que avalia o posicionamento do centro de gravidade é a biofotogrametria, e em particular o Software de Avaliação Postural (SAPO). Objetivo: analisar a concordância da variação do centro de gravidade entre a avaliação baropodométrica, estabilométrica estática e biofotogramétrica em gestantes. Metódos: Trata-se de um estudo de corte transversal observacional de caráter quantitativo, realizado com 30 gestantes da cidade de Campina Grande – PB. Essas foram submetidas a uma avaliação baropodométrica e em seguida a biofotogrametria, a análise das imagens foi realizada através do Software de Avaliação Postural- SAPO, no qual avaliou as assimetrias de centro de gravidade nos planos sagital e frontal, além da posição da projeção do CG relativo a posição média dos maléolos nos mesmos planos. Para análise dos resultados, utilizamos os testes de Shapiro Wilk para a normalização dos dados e o teste de Kappa para análise da concordância. Resultados: os testes de concordância de Kappa para o deslocamento baropodométrico versus biofotogrametria e o deslocamento estabilométrico versus biofotogrametria, tanto para o plano sagital como para o plano frontal, não apresentaram um p significante. Conclusão: A posição do centro de gravidade emitida pela avaliação biofotogramétrica, utilizando o SAPO como instrumento de análise, não inferiu intensidade de concordância estatisticamente significante quando comparados com as variáveis baropodométricas e estabilométricas. Dessa forma o SAPO não pode ser considerado um método confiável para análise de posicionamento de centro de gravidade corporal.
Descrição: GONÇALVES, B. C. Análise da concordância entre a avaliação baropodométrica, estabilométrica estática e fotogramétrica em gestantes. 2013. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5195
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Carneiro Gonçalves.pdfBruno Carneiro Gonçalves953.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.