Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5196
Título: Influência do tratamento dentinário com antimicrobianos na resistência de união dos sistemas adesivos
Autor(es): Carvalho, Neuma Evangelista de
Palavras-chave: Adesivos dentinários
Materiais dentários
Dentística
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar in vitro a resistência de união dos sistemas adesivos convencionais e autocondicionantes aplicados em dentina tratada com etanol e clorexidina através do teste de microcisalhamento. Trinta corpos de prova foram confeccionados em matriz de tygton, as resinas foram inseridas na matriz por incrementos, os quais foram fotoativados por 40s cada. Os corpos de prova foram lixados e polidos em politriz (Arotec APL 4000®, Arotec, Cotia, SP, Brasil) com lixas d’água de granulações de 180, 320, 400 e 600 com 30s para cada granulação, sob refrigeração constante, polidos com discos de feltros e pastas de polimento com granulações de 1 a 0,3 μm e armazenados em água destilada por 24 horas. Em seguida cada corpo de prova foi submetido ao teste de microcisalhamento utilizou-se a máquina de teste de ensaio mecânico Instron 5582. A resistência de união foi calculada em Mpa, e analisados através do Programa Estatístico SPSS (Versão 17), sendo realizada uma ANOVA e utilizou-se o teste post hoc de Bonferroni. Os resultados indicaram Os adesivos Single Bond 2 foram os que apresentaram maior número de casos (n = 24.572) e referente aos grupos controle, o Clorexidina 2% foi o que apresentou maior número de casos com 21.731. O ASBUSBIII apresentou com a menor média, comparada aos demais subgrupo; o ASMUSGII maior valor bem como o CSBSB III; ASB2SBIII apresentou o menor valor, enquanto o ASMUSBIII o maior valor quanto ao desvio padrão, diferindo, quando se utilizou o tratamento com clorexidina a 2%, o desvio maior foi o ASMU e o menor o ASBU; constatou-se que a média dos adesivos em função dos grupos que o adesivo ASBU (47,8334) apresentou-se superior aos demais adesivos no subgrupo controle; já em relação ao Desvio Padrão (39,10965) ficou com maior valor ASMU;verificou que ao usar o tratamento dentinário com Clorexidina a 2% os maiores valores foram encontrados no Sistema Adesivo Scotchbond Multi-uso, tanto para a média (63,3390) quanto para o desvio padrão (59,68046), o que difere quando se fez o tratamento com álcool, o sistema adesivo com valores mais acentuados foi o Single Bond Universal 2; ao fazer a análise de comparação entre Média e Subgrupos, verificou-se que o Subgrupo Clorexidina a 2% (37,7447) foi o que sobressaiu em relação aos outros Subgrupos, sendo que o subgrupo com menor média foi o Controle (25,7069),Em todos os casos foram encontrados diferenças significativas de (p ≤ 0,01).Com os dados obtidos e a análise estatística aplicada aos resultados, concluiu-se os sistemas adesivos convencionais foram melhores na resistência de união do que o autocondicionantes; o melhor tratamento dentinário foi com a clorexidina a 2%; e entre os sistemas adesivos estudados o que resultou na melhor média de resistência de união foi o adesivo ASMU; entretanto apesar de todas as vantagens que este sistema apresenta, outros estudos laboratoriais e clínicos devem ser realizados para ratificar ainda mais a sua eficiência.
Descrição: CARVALHO, N. E. de. Influência do tratamento dentinário com antimicrobianos na resistência de união dos sistemas adesivos. 2013. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5196
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Neuma Evangelista de Carvalho.pdfNeuma Evangelista de Carvalho333.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.