Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5197
Título: Conhecimento e prática do controle de higiene oral em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva
Autor(es): Oliveira, Larissa Silva
Palavras-chave: Higiene bucal
Cirurgião-dentista
Atuação profissional
Doença periodontal
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O paciente hospitalizado frequentemente apresenta sua saúde debilitada, sua recuperação está diretamente relacionada à atuação de uma equipe multiprofissional que impede a propagação de infecções para outros órgãos e sistemas. Embora a literatura comprove que as alterações orais podem gerar alterações sistêmicas, nem todas as equipes hospitalares dispõem de um cirurgião-dentista. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento e prática da higiene oral realizada nos pacientes internados em UTIs. Foi realizado um estudo transversal com 60 profissionais, que atuam em hospitais do Distrito Sanitário II, que responderam a um questionário composto de dados sociodemográficos e questões sobre a higiene oral de pacientes hospitalizados. Com base nos dados obtidos, verificou-se que há um profissional responsável pela higiene oral dentro das UTIs dos hospitais avaliados, contudo, nenhum hospital contava com a presença do cirurgião-dentista. Apesar de ser relatado como um procedimento de rotina realizado três vezes ao dia, foi verificado que não há protocolo de higiene oral. Além disso, a maior parte dos profissionais afirmou não ter realizado treinamento ou curso quanto à higiene oral, apesar da maioria dos participantes se sentir capaz e/ou seguro de realizá-la. Diante desses fatos, evidencia-se a importância da inclusão do dentista na equipe multidisciplinar em UTIs, contribuindo para o bem estar e dignidade do paciente, com a inclusão de protocolos de higiene oral, como também na melhoria da qualidade assistencial.
Descrição: OLIVEIRA, L. S. Conhecimento e prática do controle de higiene oral em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5197
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Silva Oliveira.pdfLarissa Silva Oliveira489.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.