Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/520
Título: Intervenção Fisioterapêutica Educativa na saúde do escolar: Um estudo de caso
Autor(es): Paulino, Lidiane Eloi
Palavras-chave: Postura humana
Anatomia funcional
Saúde do escolar
Reeducação postural
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: INTRODUÇÃO: A postura correta é aquela em que o mínimo de stress é aplicado nas articulações, esta varia de um indivíduo para outro. Grande parte dos problemas de desvios posturais em adultos tem origem na infância ou adolescência. Através da avaliação postural é possível conhecer as alterações mais frequentes e hábitos posturais inadequados, como também os sintomas manifestados, visando identificá-las e/ou preveni-las. OBJETIVO: Avaliar as ações de um programa educativo de intervenção fisioterapêutica na saúde do escolar. MÉTODO: 25 alunos foram submetidos à avaliação postural através do Índice de Avaliação Postural (IAP) e o Questionário de Avaliação de hábitos posturais e de dor antes e após intervenção fisioterapêutica educativa. Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva simples e dos testes Qui-quadrado de Pearson Pareado e Teste T-Student Pareado para verificar a associação entre as variáveis dos hábitos posturais dos escolares. Adotou-se nível de significância p<0,05. RESULTADOS: Foi observada associação significativa entre a avaliação inicial e após intervenção para a variável “onde carregar o material escolar”. No que se refere à posição adotada para dormir constatou-se (p= 0,001), com aumento para as posturas “dormir de lado” e “de bruços” e diferença significativa para “posições variadas” e “de costas”. Quanto ao local onde dormiam também se verificou diferença significativa (p= 0,002). Em relação à Avaliação da Dor foi observada inicialmente uma média de 3,53 para presença de dor e após a intervenção constatou-se uma média de 4,12, não havendo diferença significativa. Quanto à distribuição dos locais de maior incidência de dor antes e após intervenção, foi observada a região cervical, com porcentagem final de 36% e torácica com 24%, porém a associação não foi significativa (p=0, 353). CONCLUSÃO: A aplicação de um programa de intervenção fisioterapêutica educativa promoveu um maior conhecimento dos escolares sobre a importância da educação postural, identificando a necessidade de inserir programas posturais preventivos no ambiente escolar.
Descrição: PAULINO, L. E. Intervenção Fisioterapêutica Educativa na saúde do escolar: Um estudo de caso. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/520
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Eloi Paulino.pdfLidiane Eloi Paulino607.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.