Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5200
Título: Craqueamento do petróleo
Autor(es): Nicácio, Aldenira Silvestre Santana
Palavras-chave: Petróleo
Indústria petrolífera
Combustíveis
Química orgânica
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: A pesquisa foi realizada de Escola Estadual Médio Dr. Alfredo Pessoa de Lima, localizada no município de Solânea no Estado da Paraíba, onde o professor se fez presente quanto a aplicação dos questionários que contendo dez questões objetivas que tinha a finalidade de analisar o conhecimento dos alunos sobre craqueamento do petróleo e seus derivados. A presente pesquisa analisou vinte e nove alunos do 3º ano da rede pública de ensino. A química orgânica aborda diversos assuntos, e dentre estes, foi escolhido o petróleo por fazer parte do cotidiano dos alunos. Hoje em pleno século XXI é impossível se viver sem os derivados do petróleo, a indústria petrolífera utiliza esta matéria-prima e transforma em derivados essências a vida humana. O petróleo é um dos potencias econômicos mundiais. As petroquímicas transformam essa riqueza em derivados através de um processo denominado de destilação, por meio de altas temperaturas. Um derivado mais consumido é a gasolina, como a demanda aumentou, foi preciso aumentar a produção, e com isso surgiu o processo de craqueamento do petróleo. Quanto maior a temperatura das cadeias longas e pesadas, maior é a produção de gasolina, um dos derivados mais importantes para vida contemporânea e para indústria automobilística. A presente pesquisa tem o objetivo de verificar o conhecimento adequado que o aluno obtém sobre o petróleo e o craqueamento de seus derivados. O resultado obtido eficiência para uns e influência para outros.
Descrição: NINÁCIO, A. S. S. Craqueamento do petróleo. 2014. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5200
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldenira Silvestre Santana Nicácio.pdfAldenira Silvestre Santana Nicácio1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.