Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5202
Título: Os efeitos nocivos do trabalho noturno na Enfermagem: Uma revisão integrativa
Autor(es): Cavalcanti, Herla Hany da Silva
Palavras-chave: Saúde do enfermeiro
Saúde ocupacional
Saúde do trabalhador
Enfermagem
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Muitos profissionais optam pelo trabalho noturno, tendo por principais argumentos dois fatores: o primeiro diz respeito à facilidade para a manutenção de mais empregos e o segundo estaria atrelado ao adicional noturno, entretanto, o trabalho noturno, vem sendo associado a efeitos nocivos à saúde, tais como: irritabilidade, déficit de memória, alterações no sono, estresse, aumento do risco de doenças cardiovasculares, distúrbios digestivos, entre outros.O presente estudo objetivou apresentar uma síntese do conhecimento científico produzido e divulgado em mídia eletrônica acerca dos efeitos nocivos do trabalho noturno da equipe de enfermagem. Trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza integrativa, com buscas realizadas nas bases de dados SCIELO e LILACS, por meio dos seguintes descritores: “Enfermagem” e “Trabalho noturno”, tendo como limites de busca publicações no formato de artigos científicos disponíveis em texto completo com livre acesso, escritos em língua inglesa, espanhola e portuguesa, publicados a partir do ano de 2006 até maio de 2014. Durante o processo de analise dos artigos selecionados, um total de 13 artigos foram encontrados e observou-se e agrupou-se uma quantidade significativa de efeitos nocivos que repercutem sobre a saúde dos trabalhadores de enfermagem, sendo os mais citados: problemas com o sono 78,57%, cansaço/fadiga 64,28%, estresse 28,57%, risco cardiovascular e distúrbios gastrointestinais 14,28%. Ao concluir e analisar os dados encontrados, foi observado que o trabalhador noturno deve conhecer os limites físicos do seu corpo para que a realização da atividade não interfira na manutenção de sua saúde e, ao mesmo tempo, não comprometa a qualidade da assistência prestada.
Descrição: CAVALCANTI, H. H. da S. Os efeitos nocivos do trabalho noturno na Enfermagem: Uma revisão integrativa. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5202
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Herla Haly da Silva Cavalcanti.pdfHerla Haly da Silva Cavalcanti318.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.