Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5204
Título: O desenvolvimento de um catálogo para os fundos privados pessoais do arquivo Flávio Maroja/IHGP
Autor(es): Silva, Lenivalda Dantas da
Palavras-chave: Arquivo permanente
Instrumentos de pesquisa
Catálogo
Arquivo privado Flávio Maroja
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O acesso à informação é um direito constitucional. Assim, mecanismos que auxiliem na organização das informações são essenciais para a garantia legal. Considerando tais premissas, nasceu a ideia de construir um instrumento de pesquisa para o Arquivo Privado Flávio Maroja do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). A referida instituição foi fundada em 1905, sem fins lucrativos, tendo o intuito de preservar a memória e a história local. Objetivando desenvolver um catálogo para os documentos dos sócios falecidos do Arquivo Privado Flávio Maroja do IHGP, a pesquisa realizou-se durante o estágio obrigatório em 2010 no período de 4 (quatro) meses. Assim, oportunizou contribuir com a instituição, após a constatação de que esse arquivo não possui instrumentos de pesquisa dessa documentação, bem como possibilitou a ampliação do conhecimento acadêmico. Utilizou-se da pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e o estudo de caso cuja abordagem foi a qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, observação participante e análise dos documentos do arquivo. As referências teóricas foram Bellotto (2005), Brasil (2004), Paes (2007), Briggidi (2009) e Lopes (2002). A análise dos resultados se deu pela interpretação dos dados coletados no decorrer da pesquisa, culminando na elaboração do catálogo do arquivo. Conclui-se que, esse documento facilita o acesso à informação propiciando um atendimento mais rápido ao usuário, proporcionando uma experiência enriquecedora para carreira profissional.
Descrição: SILVA, L. D. da. O desenvolvimento de um catálogo para os fundos privados pessoais do arquivo Flávio Maroja/IHGP. 2014. 201f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5204
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lenivalda Dantas da Silva.pdfLenivalda Dantas da Silva1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.