Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/521
Título: Tempo de uso da ventilação mecânica não invasiva em pós-operatório de cirurgia cardíaca e sua influência sobre valores gasométricos e ventilatórios
Autor(es): Nóbrega, Janaína de Noronha
Palavras-chave: Ventilação mecânica
Cirurgia cardíaca
Fisioterapia
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: A Ventilação mecânica não invasiva (VNI) tem eficácia comprovada em muitos estudos. Contudo, faltam pesquisas que correlacionem seus benefícios ao tempo de uso. Objetivo: Verificar os efeitos da VNI, ao longo do tempo, em relação aos valores gasométricos e ventilatórios, após extubação no pós-operatório de cirurgia cardíaca em um hospital de Campina Grande-PB. Métodos: Foram coletados em 21 prontuários, dados demográficos e clínicos, bem como valores gasométricos (pH, PCO2, PO2 e SaPO2) e também FR, antes e após o uso contínuo da VNI. Dividiu-se a amostra em três grupos iguais de acordo com os tempos 360min(6h), 720min(12h) e 1440min(24h) para verificar a associação com os dados acima, utilizando-se de testes não-paramétricos. Resultados: Não se observou diferença estatística significante entre os grupos, quando comparado tempo de uso da VNI e os dados gasométricos. Já para FR, observou-se uma elevação que se manteve dentro da normalidade, porém com um valor menor naqueles que utilizaram a VNI por até 6h. Quanto à tolerância ao recurso, registrou-se menor incidência de má adaptação no grupo de uso até 6h. Conclusão: Como medida profilática, o uso da VNI contínua, independente do tempo, é capaz de manter os valores gasométricos (pH, PCO2, PO2 e SaPO2) dentro da normalidade. Sugere-se, portanto, que o tempo ideal seja aquele no qual o paciente é capaz de colaborar com o tratamento sem esboçar sinais de intolerância, que no estudo foi o de 6h.
Descrição: NÓBREGA, J. de N. Tempo de uso da ventilação mecânica não invasiva em pós-operatório de cirurgia cardíaca e sua influência sobre valores gasométricos e ventilatórios. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/521
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína de Noronha Nóbrega.pdfJanaína de Noronha Nóbrega659.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.