Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5210
Título: Retirando as vendas: conhecimento de mulheres cegas sobre câncer de mama
Autor(es): Cruz, Giovanna Karinny Pereira
Palavras-chave: Neoplasias
Câncer de mama
Diagnóstico de câncer
Deficiente visual
Saúde da mulher
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Objetivou-se investigar o conhecimento de mulheres cegas sobre fatores de risco e detecção precoce do câncer de mama. Estudo com abordagem qualitativa, do tipo transversal e descritivo desenvolvido no Instituto dos Cegos, Campina Grande/PB, Brasil, de 2008 a 2010. A população foi composta pelas 52 mulheres cegas que frequentam esta instituição. Participaram do estudo 16 mulheres que responderam um questionário com questões abertas e de múltipla escolha sobre os fatores de risco e detecção precoce do câncer de mama. Aplicou-se análise de conteúdo aos dados coletados. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética sob o nº CAAE 0070.0.133.000-09. Emergiram as categorias: Déficit de conhecimentos acerca da detecção precoce do câncer de mama, Mitos sobre o câncer de mama e Déficit de autocuidado. As mulheres estudadas desconheciam os fatores de risco para o câncer de mama e não praticavam o autocuidado para a detecção precoce. Recomenda-se aos profissionais de saúde o desenvolvimento de estratégias que eduquem as mulheres sobre o controle dos fatores de risco para o câncer de mama, realização frequente das estratégias de rastreamento e detecção precoce.
Descrição: CRUZ, G. K. P. Retirando as vendas: conhecimento de mulheres cegas sobre câncer de mama. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5210
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giovanna Karinny Pereira Cruz.pdfGiovanna Karinny Pereira Cruz463.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.