Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5211
Título: Pulsão escópica: olhar, psicanálise & mitologia
Autor(es): Alves, Edurciléa Regina Michelle da Silva
Palavras-chave: Psicanálise
Pulsão escópica
Mitologia
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O presente estudo de cunho teórico está edificado no diálogo entre psicanálise e mitologia. Amarrado pelas leituras de Freud (1915) e Lacan (1964) tem por objetivo relacionar e/ou identificar o conceito de pulsão escópica com o olhar, na mitologia grega. Para tanto, tal investigação se deu a partir do recorte dos seguintes mitos: Argos, Medusa, Narciso, Édipo e Tirésias, interpretados numa perspectiva psicanalítica. A importância da mitologia para a ciência fundada por Sigmund Freud é espantosa, tendo em vista que muito da teoria psicanalítica foi estabelecida com base nos mitos, emergindo, daí, os principais conceitos chave da psicanálise.
Descrição: ALVES, E. R. M. da S. Pulsão escópica: olhar, psicanálise & mitologia. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5211
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edurciléa Regina Michelle da Silva Alves.pdfEdurciléa Regina Michelle da Silva Alves433.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.