Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5213
Título: Assistência pré-natal: uma vivência positiva durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI)
Autor(es): Quiulo, Jéssica Dantas
Palavras-chave: Assistência em enfermagem
Saúde da família
Atuação profissional
Enfermagem
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O Estagio Multidisciplinar Interiorizado (EMI) é um componente curricular dos cursos de saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que favorece os estágios em municipios vizinhos em que não possui supervisão direta de um docente da instituição. O presente estudo é um relato de experiência que tem por base relatar minhas vivências enquanto acadêmica de enfermagem no serviço de saúde do município de Frei Martinho - PB. Tem como objetivo descrever as experiências vividas e os conhecimentos adquiridos durante a consulta de enfermagem no prénatal. O período do EMI foi entre os dias 05 e 16 de maio de 2014, contando com uma equipe composta por (2) acadêmicos de Enfermagem, (1) Psicologia, (2) Odontologia, (1) Fisioterapia e (1) Farmácia. As atividades pertinentes ao pré-natal foram realizadas na Unidade Mista de Saúde Severina Izaura de Lira. No relato é descrita a atuação do enfermeiro na consulta de pré- natal, na qual as experiências adquiridas foram de fundamental importância, pois me permitiram perceber que durante a consulta o enfermeiro deve demonstrar interesse pela gestante e pelo seu modo de vida, ouvir suas queixas e considerar suas preocupações e angústias, e fazer uso de uma escuta qualificada, a fim de proporcionar a criação de vínculo de confiança. Além disso, o enfermeiro deve prestar uma assistência humanizada à mulher desde o início de sua gestação, realizando exames complementares, testes rápidos e a prescrição de medicamentos previamente estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde. Durante as consultas foram realizadas a avaliação nutricional, aferição da pressão arterial, a palpação abdominal e a percepção dinâmica, a medida da altura uterina, a ausculta dos batimentos cardiofetais e a verificação da presença de edema. A experiência foi proveitosa, pois proporcionou a ampliação do entendimento sobre a atenção básica e sobre a assistência realizada pelo enfermeiro durante o pré - natal.
Descrição: QUIULO, J. D. Assistência pré-natal: uma vivência positiva durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI). 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5213
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Dantas Quiulo.pdfJéssica Dantas Quiulo389.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.