Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5214
Título: O ensino e a aprendizagem de ângulos utilizando materiais concretos: o tangram, o geoplano, dobraduras e construções geométricas
Autor(es): Lima, Maria Aparecida Alves de
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Aprendizagem
Ângulos
Materiais concretos
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Este trabalho aborda a questão do ensino e aprendizagem de ângulos no ensino fundamental II, numa turma do 7º ano, composta por 30 alunos na Escola Municipal do Ensino Fundamental e Médio Padre Simão Fileto, localizada na cidade de Cubati-PB. Tem como objetivo mostrar as contribuições do uso de materiais concretos manipuláveis no ensino e aprendizagem da matemática, especificamente, para o ensino de ângulos. Para isto foram elaboradas algumas atividades e aplicadas na turma com a utilização de diferentes materiais concretos os quais eram: o tangram, o geoplano, régua, esquadros, transferidores, dobraduras com papel e construções geométricas. Também foi aplicado um questionário a professores cujo intuito era obter dados e analisar como se encontra o ensino e aprendizagem de ângulos. E ainda foi feito a análise de dois livros didáticos onde foi possível identificar quais são os assuntos de ângulos abordados em livros de 7° anos do ensino fundamental. Os resultados obtidos através das atividades propostas mostram que os alunos apresentaram um melhor aprendizado, bem como se mostraram interessados e motivados pelas aulas com materiais concretos.
Descrição: LIMA, M. A. A. de. O ensino e a aprendizagem de ângulos utilizando materiais concretos: o tangram, o geoplano, dobraduras e construções geométricas. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5214
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Alves de Lima.pdfMaria Aparecida Alves de Lima3.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.