Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5218
Título: O cuidar de presidiários: A visão de acadêmicos de enfermagem
Autor(es): Leite, Natália Lemos
Palavras-chave: Prisioneiros
Formação acadêmica
Assistência de enfermagem
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Este estudo objetivou compreender a visão do cuidar de presidiários para acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório- descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 11 acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba, no período de julho a agosto de 2013. Para coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico com objetivo de caracterizar os sujeitos da pesquisa e uma entrevista semiestruturada audiogravada. A análise dos dados se deu pela ótica da Análise de Conteúdo e possibilitou a consolidação de quatro categorias: cuidado integral; cuidado, saúde e cidadania; prestação de cuidados aos presidiários e deficiência na formação acadêmica. Conclui-se que o cuidar de presidiários para acadêmicos de enfermagem é compreendido como uma obrigação profissional e humana, entretanto este cuidar perpassa por dificuldades, como medo e estigmas sociais, acentuados pela deficiência na formação acadêmica. Evidencia-se a necessidade de aprimorar a formação acadêmica dos graduandos de enfermagem, vislumbrando o desenvolvimento de competências no tocante a assistência da população encarcerada.
Descrição: LEITE, N. L. O cuidar de presidiários: A visão de acadêmicos de enfermagem. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5218
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natália Lemos Leite.pdfNatália Lemos Leite1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.