Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5219
Título: Diagnósticos de enfermagem mais frequentes em uma Unidade de Terapia Intensiva pediátrica
Autor(es): Guedes, Danila Maria Batista
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Unidade de terapia intensiva
Assistência em enfermagem
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um espaço completo dotado de aparelhos de monitorização contínua que visa à recuperação da saúde de indivíduos em condição potencialmente grave ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) configura-se como uma metodologia para organizar e sistematizar o cuidado, com base nos princípios do método científico. A SAE aplicada aos pacientes da UTI proporciona uma assistência individualizada e baseada nas reais necessidades do indivíduo. Esta pesquisa teve por fim identificar os diagnósticos de enfermagem mais frequentes em pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do município de Campina Grande – PB. Tratou-se de um estudo com abordagem quantitativa, que teve como campo a UTI Pediátrica de um Hospital Público. Foi composto de duas etapas, sendo que na primeira foram identificados os diagnósticos de enfermagem mais frequentes em pacientes internados na UTI Pediátrica, e na segunda foram identificados os principais fatores relacionados, as características definidoras e os domínios desses diagnósticos. Como resultado obtivemos os 10 diagnósticos de enfermagem mais frequentes na UTI Pediátrica: em primeiro lugar Risco de infecção (86,67%), seguido de Motilidade gastrintestinal disfuncional (60%), Desobstrução ineficaz de vias aéreas (53,33%), Risco de integridade da pele prejudicada (40%), Risco de trauma vascular (40%), Risco de desequilíbrio eletrolítico (36,67%), Ventilação espontânea prejudicada (36,67%), Dor aguda (33,33%), Constipação (33,33%) e Integridade da pele prejudicada (26,67%). A identificação dos diagnósticos de enfermagem permite que a assistência prestada seja direcionada e específica aos reais e potenciais problemas de saúde do sujeito a ser cuidado. Em pacientes com estado de saúde crítico, como os que se encontram internados em uma UTI, é essencial que o enfermeiro esteja qualificado, treinado e comprometido em identificar corretamente as evidências clínicas, estabelecer o diagnóstico e as intervenções de enfermagem. Durante a pesquisa foi possível perceber que a SAE ainda não é uma prioridade para a equipe de enfermagem e que muitos enfermeiros não estão habituados e treinados a identificar os diagnósticos de enfermagem. Porém, vimos que é possível a implantação da SAE desde que haja empenho e direcionamento das ações por parte de toda a equipe de enfermagem.
Descrição: GUEDES, D. M. B. Diagnósticos de enfermagem mais frequentes em uma Unidade de Terapia Intensiva pediátrica. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5219
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danila Maria Batista Guedes.pdfDanila Maria Batista Guedes465.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.