Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/522
Título: Caracterização funcional de indivíduos acometidos por acidente vascular encefálico assistidos em uma unidade de terapia intensiva
Autor(es): Monteiro, Karolinne Souza
Palavras-chave: Acidente Vascular Encefálico
Unidade de Terapia Intensiva - UTI
Circulação cerebral
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) corresponde a déficit neurológico decorrente de distúrbio na circulação cerebral, podendo resultar em alterações sensório-motoras e cognitivas, destacando-se por ser a patologia mais prevalente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Objetivos: Caracterizar os dados sóciodemográficos e clínicos, identificar os fatores de risco e investigar a capacidade funcional de indivíduos acometidos por AVE assistidos em uma UTI. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, de caráter descritivo e abordagem quali-quantitativa, composto por 21 indivíduos acometidos por AVE assistidos na UTI do Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, na cidade de Campina Grande – PB, no período de março a setembro de 2011. Foram utilizados como instrumentos de avaliação uma Ficha sócio demográfica e clínica e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Os dados foram analisados e expressos em frequência, percentil, média e desvio padrão da média através do software GraphPad Prism 4.0. Resultados: Observou-se que a amostra foi composta por 52,4% do gênero masculino, com idade média de 67,6±11,9 anos, sendo 42,8% casados. Quanto aos dados clínicos, 57,2% era acometido por AVE hemorrágico (AVEh), 61,9% apresentou o dimídio direito afetado e 90,4% possuía doenças cardio-vasculares (DCVs) como fator da risco. Com relação à funcionalidade, 81% encontravam-se sedados, 38% tinham deficiência completa para mobilidade de várias articulações e 71% para deitar-se. Conclusão: Com base nos resultados obtidos, é possível sugerir que os indivíduos acometidos por AVE assistidos em uma UTI são predominantemente sexagenários do gênero masculino, casados, com AVEh, dimídio direito afetado, portadores de DCVs e de déficits funcionais graves.
Descrição: MONTEIRO, K. S. Caracterização funcional de indivíduos acometidos por acidente vascular encefálico assistidos em uma unidade de terapia intensiva. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/522
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karolinne Souza Monteiro.pdfKarolinne Souza Monteiro276.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.