Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5220
Título: Avaliação in vivo do potencial mutagênico e antimutagênico do extrato etanólico da entrecasca do caule de Maytenus rigida Mart. pelo teste de micronúcleo em sangue periférico de camundongos
Autor(es): Tavares, Aluska Vieira
Palavras-chave: Maytenus rigida
Teste de Micronúcleo
Antimutagenicidade
Mutagenicidade
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: A planta Maytenus rigida Mart. (Celastraceae) é amplamente utilizada na medicina popular brasileira, por apresentar diversas propriedades terapêuticas, como analgésica, antibacteriana, antiinflamatória, antiúlcera, e antidiarréica. No presente trabalho foi avaliada a atividade mutagênica e antimutagênica do extrato etanólico da entrecasca do caule, pelo teste de micronúcleo em sangue periférico de camundongos. Grupos de seis animais foram tratados com as dosagens de 250, 500 e 750 mg/kg p.c. via gavage. Os resultados mostraram que a planta não apresentou atividade mutagênica. Na avaliação da antimutagenicidade constatou-se que a planta também não possui efeito de proteção ao cromossomo. Na dosagem de 250 mg/kg p.c a frequência de micronúcleos mantevese alta, no entanto nas dosagens de 500 e 750 mg/kg p.c observou-se uma diminuição da frequência de eritrócitos policromáticos, caracterizando um processo de citotoxicidade.
Descrição: TAVARES, A. V. Avaliação in vivo do potencial mutagênico e antimutagênico do extrato etanólico da entrecasca do caule de Maytenus rigida Mart. pelo teste de micronúcleo em sangue periférico de camundongos. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5220
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aluska Vieira Tavares.pdfAluska Vieira Tavares465.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.