Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5221
Título: Vivência acadêmica no atendimento de acidentes provocados por animais peçonhentos no Ceatox – CG: Um relato de experiência
Autor(es): Cruz, Beatriz Alves de Araújo
Palavras-chave: Toxicologia
Enfermagem
Animais peçonhentos
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Os acidentes causados por animais peçonhentos, no Brasil, ainda é um problema de saúde pública. Diante disso, é necessário haver um conhecimento prévio sobre: os tipos de animais venenosos e com peçonhas existentes em cada região de nosso país, como também, os sinais e sintomas de acidentes causado pela maioria desses. Este estudo teve como objetivo relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem junto ao Centro de Assistência e Informação Toxicológica de Campina Grande-PB (Ceatox-CG) no atendimento às vítimas de acidentes provocados por animais peçonhentos. Trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa de cunho crítico-reflexivo. O estágio ocorreu no Ceatox – CG, que funciona no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes (HETDLGF), no período de julho/2012 a agosto/2014, com a carga horária de 12h semanais. Destacou-se os tipos de acidentes mais comuns provocados por animais peçonhentos, as dificuldades encontradas em cumprir com os protocolos de atendimento às vítimas de acidentes por estes animais, o funcionamento do Centro, e a relevância deste estágio para a construção de uma postura profissional diferenciada mais atenta e embasada no atendimento de casos desse tipo.
Descrição: CRUZ, B. A. de A. Vivência acadêmica no atendimento de acidentes provocados por animais peçonhentos no Ceatox – CG: Um relato de experiência. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5221
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Alves de Araújo Cruz.pdfBeatriz Alves de Araújo Cruz2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.