Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5222
Título: Espiritualidade e câncer em pacientes submetidos a tratamento quimioterápico
Autor(es): Cardoso, Agna Hanna Alencar
Palavras-chave: Oncologia
Espiritualidade
Assistência em enfermagem
Quimioterapia
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Introdução: o câncer é uma doença que evidencia a proximidade da morte. Por esse motivo, os pacientes oncológicos buscam na espiritualidade um sentido positivo ou negativo às experiências. Objetivos: compreender a ligação existente entre a espiritualidade e o câncer em pacientes submetidos a tratamento na Fundação Assistencial da Paraíba – FAP, buscando investigar a influência da religiosidade sobre o tratamento do paciente oncológico e a importância de uma crença espiritual para o enfrentamento da patologia. Metodologia: estudo de caráter descritivo, exploratório, com abordagem metodológica qualitativa, com enfoque na análise de conteúdo, realizada em campo. A amostra foi composta por 15 pacientes que realizaram sessões de quimioterapia no Centro de Oncologia da Fundação Assistencial da Paraíba – FAP, em Julho de 2013. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário sócio demográfico e entrevista semiestruturada contendo questões específicas que nortearam à temática. A análise de conteúdo transcorreu através da fala dos participantes. Resultados: a partir da interpretação dos relatos dos entrevistados, foi possível constatar que há uma ligação positiva em ter uma crença espiritual para o enfretamento do câncer, sendo que cada indivíduo expressou sua espiritualidade de forma a relacioná-la à esperança de vencer o câncer. Conclusão: conclui-se que a fé pode dar um novo sentido à vida do indivíduo, servindo como um forte aliado ao tratamento da doença e quebrando o paradigma de que o câncer é uma doença incurável.
Descrição: CARDOSO, A. H. A. Espiritualidade e câncer em pacientes submetidos a tratamento quimioterápico. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5222
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Agna Hanna Alencar Cardoso.pdfAgna Hanna Alencar Cardoso545.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.