Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5229
Título: Avaliação da microdureza Vickers de resinas termoativadas para aplicações odontológicas
Autor(es): Sampaio, Maria Eduarda Alves
Palavras-chave: Resina acrílica
Materiais dentários
Placas oclusais
Articulação temporomandibular
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a microdureza Vickers de resinas acrílicas termopolimerizáveis empregadas em órteses oclusais. Para tanto, foram confeccionados 64 corpos-de-prova, divididos em dois grupos, de acordo com o método de polimerização: polimerização convencional e por microondas, empregando-se os ciclos preconizados pelos fabricantes. Os espécimes de cada grupo foram imersos em água destilada (grupo controle) e saliva artificial (grupo teste) e armazenados em estufa bacteriológica a 35 ± 2° C durante os períodos de 7 e 15 dias. Posteriormente, as amostras foram submetidas ao ensaio mecânico de microdureza superficial Vickers em um microdurômetro digital com carga de 100g por 15 segundos, sendo realizadas 3 edentações em cada espécime. Os resultados obtidos foram submetidos à Análise de Variância Fatorial e à Testes t de Student, com nível de significância de 5%.No período de 7 dias não foram encontradas diferenças entre a microdureza de ambas as resinas e soluções. A saliva artificial manteve a maior média de microdureza para a resina de microondas imersa por 15 dias (21,07). Ainda para o período de 15 dias, foi encontrada diferença estatisticamente significante entre as resinas tanto para água destilada (p=0,001), quanto para saliva artificial (p=0,0001), com a resina de microondas apresentando maior média em ambas as soluções. Concluiu-se, dessa forma, que houve diferença na microdureza das resinas, na dependência do tempo de armazenamento.
Descrição: SAMPAIO, M. E. A. Avaliação da microdureza Vickers de resinas termoativadas para aplicações odontológicas. 2013. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5229
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eduarda Alves Sampaio.pdfMaria Eduarda Alves Sampaio1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.