Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/523
Título: Nível de estresse em fisioterapeutas que atuam na UTI de hospitais públicos no município de Campina Grande/PB
Autor(es): Macêdo, Marcella Almeida
Palavras-chave: Estresse
Fisioterapia
Unidade de Terapia Intensiva - UTI
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: O mal do século, assim que o estresse está sendo considerado, como uma epidemia semelhante àquelas que em épocas como a idade média dizimou populações. Já o estresse ocupacional, é problema a ser considerado na atualidade, pois são alarmantes os índices de incapacitação temporária ao trabalho e aposentadoria precoce. O ambiente da UTI em si é gerador de uma atmosfera emocionalmente comprometida e estressante e o fisioterapeuta inserido nesse ambiente estará exposto a isso. OBJETIVO: Investigar o nível de estresse entre os fisioterapeutas que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva de hospitais públicos no município de Campina Grande/PB. MÉTODO: A pesquisa teve caráter descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, desenvolvida em dois hospitais públicos da cidade de Campina Grande/PB. Foram utilizados dois questionários, um para identificar os dados sociodemográficos, incluindo as variáveis sexo, idade, estado civil, número de filhos, tempo de formação e informações sobre sua atuação e um segundo questionário, o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) para a avaliação do estresse. RESULTADOS: Apenas 40% dos participantes estavam em alguma fase do estresse, a fase de alerta aparece com 0%, a de resistência com 25%, quase-exaustão 10% e exaustão 10%. Sendo 35% do sexo feminino e apenas 5% do sexo masculino. E os 60% restante encontravam-se sem estresse. CONCLUSÃO: O estudo identificou que o nível de estresse entre os fisioterapeutas não é elevado.
Descrição: MACEDO, M. A. Nível de estresse em fisioterapeutas que atuam na UTI de hospitais públicos no município de Campina Grande/PB. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/523
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcella Almeida Macêdo.pdfMarcella Almeida Macêdo664.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.