Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5230
Título: Prevenção do câncer do colo do útero: relato de experiência sob a ótica do Estágio Multidisciplinar Interiorizado
Autor(es): Araújo, Deborah Sabrina Macedo
Palavras-chave: Educação em saúde
Câncer do colo do útero
Saúde da mulher
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Objetivou-se explanar as experiências vividas por uma graduanda de enfermagem no Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI) com enfoque ao exame preventivo do Câncer do Colo do Útero, descrever os fatores que interferem na adesão das mulheres ao exame preventivo de rotina, além de ressaltar o papel do enfermeiro nas atividades educativas de prevenção e promoção de saúde e a importância do EMI para a formação profissional dos graduandos. Trata-se de um relato de experiência de cunho crítico-reflexivo e descritivo observacional, realizado no município de Massaranduba-PB, no período de 06 a 31 de agosto de 2012. Os dados foram obtidos através da observação direta durante as consultas de enfermagem subsidiando a construção de um diário de campo. Constatou-se que o EMI proporciona autonomia e interdisciplinaridade dos graduandos na equipe de saúde. Evidenciou-se que o enfermeiro tem papel fundamental na promoção da saúde, através de atividades educativas, sua integração com a equipe e a comunidade e conhecimento da realidade local. Observou-se que os fatores que levaram as mulheres a não realização do exame citopatológico de rotina foram sentimentos de medo, insegurança, vergonha, pudor e medo do resultado, atrelados a fatores socioeconômicos e culturais. Foi notado que as mulheres só procuravam os serviços de saúde quando havia alguma queixa ginecológica. Neste sentido os profissionais de enfermagem possuem grande influência na construção do conhecimento do processo saúdedoença da comunidade, tendo a Educação em Saúde como ferramenta da dispersão destes conhecimentos.
Descrição: ARAÚJO, D. S. M. Prevenção do câncer do colo do útero: relato de experiência sob a ótica do Estágio Multidisciplinar Interiorizado. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5230
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deborah Sabrina Macedo Araújo.pdfDeborah Sabrina Macedo Araújo562.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.