Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5232
Título: Perfil epidemiológico de neoplasias de glândulas salivares em um hospital de referência na Paraíba
Autor(es): Neves, Gabriella de Vasconcelos
Palavras-chave: Glândulas salivares
Epidemiologia
Neoplasias bucais
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: As neoplasias que surgem nas glândulas salivares são um grupo relativamente raro de tumores, representando uma grande variedade de comportamentos biológicos e de subtipos histopatológicos benignos e malignos. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo o determinar a frequência relativa e a distribuição de neoplasias primárias em glândulas salivares. Metodologia: Realizou-se um estudo retrospectivo dos casos de neoplasias de glândulas salivares diagnosticados no Hospital Napoleão Laureano, localizado na cidade de João Pessoa – PB, no período de janeiro de 2002 a dezembro de 2012. Foram registrados dados referentes ao sexo, idade, raça, localização anatômica, tipo de glândula acometida, natureza do tumor e diagnóstico histopatológico. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: Foram identificados 124 casos, dos quais 98 (79,03%) eram tumores benignos e 26 (20,97%) tumores malignos. Com relação à localização anatômica, a maioria dos tumores ocorreu na glândula parótida (84,7%) seguindo-se as glândulas salivares menores (8%). Tumores de glândulas salivares menores ocorreram mais freqüentemente no palato. O tumor benigno mais frequente foi o adenoma pleomórfico (87,8%) e o carcinoma adenoide cístico (42,3%) foi o tumor maligno mais comum. Os tumores malignos foram mais comuns na glândula parótida (76,9%) e nas glândulas salivares menores (23%). Conclusão: Os dados demográficos aqui apresentados poderão ser úteis para uma melhor compreensão das características clínicas e biológicas dos tumores de glândulas salivares.
Descrição: NEVES, G. de V. Perfil epidemiológico de neoplasias de glândulas salivares em um hospital de referência na Paraíba. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5232
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriella de Vasconcelos Neves.pdfGabriella de Vasconcelos Neves628.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.