Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5233
Título: A representação de idosos sobre a morte
Autor(es): Gadêlha, Rita de Cássia Soares
Palavras-chave: Morte
Idoso
Psicologia do idoso
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Considerando o aumento da população idosa no Brasil e o fato de que esse avanço implica em uma maior proximidade da finitude da vida torna-se relevante estudar quais os sentimentos dos idosos que estão associados à morte. Participaram deste estudo 131 idosos de Campina Grande (PB), com a média de idade de 74 anos (dp = 7,70), a maioria do sexo feminino (68,4%). Todos responderam um questionário sociodemográfico e o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), teste que permite a avaliação da função cognitiva e rastreamento de quadros demenciais. Posteriormente, eles completaram uma história inacabada (fábula do enterro). Os dados foram analisados por meio do software Alceste, que identificou cinco classes temáticas relativas aos pais e sentimentos associados, parentesco e sentimentos associados, faixa etária e valor da vida, situação após a perda e por fim a classe proprietário da residência e sentimentos associados, as quais revelam o valor que os idosos dão à vida, apontando a importância que é dada à existência em um momento em que a vida de pessoas próximas chega ao fim.
Descrição: GADÊLHA, R. de C. S. A representação de idosos sobre a morte. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5233
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita de Cássia Soares Gadêlha.pdfRita de Cássia Soares Gadêlha660.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.