Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5234
Título: Orientações pré-operatórias: visão do cliente cirúrgico
Autor(es): Dantas, Laryssa Karolyne da Costa
Palavras-chave: Assistência em enfermagem
Cuidados pré-operatórios
Cirurgias
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: A cirurgia provoca uma série de reações fisiológicas e comportamentais no cliente cirúrgico, pois é vista pelo mesmo com muito anseio, havendo, a necessidade do diálogo e do esclarecimento das dúvidas deste pela equipe de enfermagem que o assiste em relação ao procedimento cirúrgico e suas implicações futuras. OBJETIVOS: O presente estudo teve o objetivo de identificar quais orientações pré-operatórias foram fornecidas pela equipe de saúde, na visão do cliente cirúrgico METODOLOGIA: Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada no Hospital Universitário Alcides Carneiro em agosto de 2013. A amostra foi composta por 12 clientes assistidos pela equipe da Clínica Cirúrgica da instituição, os quais foram entrevistados, utilizando-se um questionário estruturado, contendo questões objetivas e discursivas. As entrevistas foram gravadas com a finalidade de garantir a fidelidade dos dados coletados, os quais foram transcritos posteriormente para melhor análise, utilizando-se a metodologia proposta por Bardin, e fundamentados à luz da literatura relacionada à temática. RESULTADOS: Os médicos cirurgiões são os profissionais que são reconhecidos pelos sujeitos como os que mais oferecem orientações relacionadas ao procedimento cirúrgico e aos cuidados pós-operatórios. As principais orientações recebidas no pré-operatório estão relacionadas ao local onde será realizada a cirurgia e, de forma superficial, sobre o que será feito no procedimento. Os entrevistados apontaram a deambulação e a realização de exercícios ativos em membros inferiores, o jejum no pós-operatório, a higiene e os cuidados com a incisão, como as orientações que foram repassadas com mais frequência pelos profissionais de saúde. A importância das orientações pré-operatórias foi reconhecida pelo cliente cirúrgico, os quais destacaram a redução do seu nível de ansiedade no pré-operatório. Quanto à equipe de enfermagem, observou-se que esta atuou oferecendo apoio emocional ao cliente, distraindo-o e aliviando a ansiedade e o medo do mesmo antes da cirurgia. CONCLUSÃO: Portanto, as orientações pré-operatórias são importantes para os clientes, por aliviar sua ansiedade e reduzir as complicações pós-operatórias, para a equipe de enfermagem, por propiciar a criação de um elo de confiança com clientes/familiares, e para o hospital, por diminuir o período de internação do cliente cirúrgico, atenuando os custos gerados neste período.
Descrição: DANTAS, L. K. da C. Orientações pré-operatórias: visão do cliente cirúrgico. 2013. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5234
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laryssa Karolyne da Costa Dantas.pdfLaryssa Karolyne da Costa Dantas867.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.